Melhor concentração, melhor memória

Muitas vezes, tem acontecido de estarmos tão distraídos em sala de aula que fica difícil recordar do tema da lição que estávamos estudando, ou não sabermos como resolver este complicado exercício de matemática porque não lembramos das explicações e da fórmula que o professor ensinou na aula da semana passada.

Melhor concentração, melhor memória

Também é fácil se esquecer do endereço que a secretária do médico nos passou para a consulta que havíamos marcado, porque no momento em que ela explicava como chegar ao consultório, nós estávamos pensando em sair o mais rápido possível de casa para chegar ao banco antes de fechar.

Em todos os casos podemos perceber que quando não estamos concentrados, a nossa memória falha sempre, se não prestamos a atenção devida, dificilmente seremos capazes de recordar posteriormente os detalhes que não observamos, pois estávamos distraídos ou concentrados em uma atividade diferente.

A memória e a concentração estão relacionadas e uma depende do êxito da outra para poder ter sucesso. A atenção desempenha um papel importante quando desejamos memorizar e posteriormente recordar algum tema específico ou atividade, e também dependerá do interesse que temos no assunto.

Quando algo nos agrada e nos interessa, chama a nossa atenção e será fácil recordarmos depois, enquanto que algo que não é relevante para nossas vidas, a mente não precisa guardar esta informação e, tampouco recordar dela nos dias seguintes.

Melhorar nossa memória requer então, melhorar nossa concentração e o grau de atenção que dedicamos às coisas menos relevantes, porém necessárias, nos permitirá um manejo maior e melhor das informações que processamos diariamente e que em determinadas ocasiões pode nos deixar aturdidos.

É possível encontrar muitos medicamentos no mercado hoje em dia que ajudam melhorar nossa memória, muitos deles naturais e que podem ser uma boa opção para quem sofre de lapsos constantes de memórias de coisas rotineiras, como por exemplo, onde deixaram as chaves, ou a reunião marcada no escritório que esquecemos de anotar na agenda. Um deles é Intelimax IQ, um suplemento vitamínico que é para favorecer o funcionamento cerebral e obter melhor foco e concentração. (Fonte: http://www.revistaviverpsicologia.com.br/melhorar-funcionamento-cerebral-com-intelimax-iq/)

Entretanto, para melhorar nossa memória e nossa concentração podemos colocar em prática alguns truques simples em casa que podem ser divertidos e que ajudarão a fortalecer a mente e exercitar nosso cérebro.

Truques para melhorar a memória e a concentração

  1. Amarre os cadarços do sapato com os olhos fechado. A nossa memória fará o trabalho que para nós é uma rotina, porém com o complicador de que terá que trabalhar um pouco mais.
  2. Vestir-se no escuro. Seguramente sabemos de memória onde estão todas as coisas em nosso armário, porém quando fazemos às escuras obrigamos nossa mente a encarregar-se do trabalho sozinha, sem o auxílio visual que já estava acostumada.
  3. Caminhar pela casa com os olhos vedados. Novamente dispensamos a ajuda visual e obrigamos a memória a entrar em ação.
  4. Fazer a lista de compras e tentar recordar de todos os produtos que anotamos, SEM consultar a lista no supermercado.
  5. Cantar em voz alta as nossas canções favoritas. Recordar a letra é fácil quando temos a canção de fundo, porém tente cantar à capela, quando tudo muda e às vezes fica difícil recordar o que sabemos de memória.

Quando colocamos em prática estes exercícios divertidos, diariamente, exercitaremos a nossa memória e aguçaremos mais a nossa concentração, além de garantirmos momentos alegres e descontraídos.

Leave a Reply